sábado, 4 de junho de 2011

Tríplice Coroa gera $20.9 milhões para o Hawaii

A BYUH (Brigham Young University – Hawaii) divulgou o resultado de um estudo que dimensionou o impacto econômico do ‘Triple Crown of Surfing‘ na economia local.

De acordo com a BYUH, o ‘Triple Crown of Surfing’ - uma série de 3 campeonatos de surf realizada todo final de ano na costa norte da ilha de Oahu, no Hawaii – exerce uma forte e positiva influência na economia local.

Segundo a BYUH, o ‘Triple Crown of Surfing’ fez circular cerca de 20.9 milhões na economia local, um aumento de mais de 6 milhões se comparado com o ano de 2006, quando outro estudo semelhante foi realizado.

Atualmente, o ‘Triple Crown of Surfing’ é a série de campeonatos mais tradicional do circuito mundial de surf e anualmente fecha a temporada de competições internacionais.

Disputado em três das melhores ondas do North Shore de Oahu: Haleiwa, Sunset e Pipeline, o Triple Crown atrai a presença de surfistas e jornalistas de todo o mundo.

Apesar das 3 competições serem disputadas em apenas 12 dias, o período de espera se extende entre 12 de novembro e 20 de dezembro, obrigando a maioria dos visitantes a ficar por quase um mês na costa norte de Oahu.

A consequência da estadia prolongada de tantos estrangeiros no North shore de Oahu se reflete na economia local.

Principalmente no setor de serviços, formado por restaurantes, pousadas, fábricas de pranchas, locadoras de automóveis, imobiliárias, etc.

Os resultados do estudo promovido pela BYUH provam que o ‘Triple Crown of Surfing’ é um evento economicamente importante para o turismo havaiano, particularmente para a economia da costa norte de Oahu, que se beneficia direta e indiretamente com a disputa das provas.

O veterano e lendário surfista havaiano Randy Rarick está envolvido com o ‘Triple Crown’ desde 1983, quando a série foi criada.

Segundo Randy: “Nestes últimos 28 anos o ‘Triple Crown’ cresceu em todos os sentidos e hoje é um evento que faz parte do calendário oficial do estado do Hawaii”.

Lenard Huff, professor de Marketing da BYUH e um dos responsáveis pela condução do estudo, afirmou:

"Procuramos medir o impacto econômico, direto e indireto, na economia local. Além disto, tentamos dimensionar a contribuição do ‘Triple Crown’ na divulgação da imagem e do nome do Hawaii em volta do mundo”.

Anualmente, a economia havaiana se beneficia com chegada de surfistas/turistas, que vêm de diferentes lugares do mundo, para surfar as grandes e poderosas ondas havaianas.

Portanto, não dá pra ignorar a importância do surf na economia do Hawaii.

E em lugares como Jeffrey’s Bay, Ilhas Mentawaii, Garopaba e Saquarema não é diferente.

Basta ver quanto custava um terreno em Garopaba, nos anos 70, quando os surfistas começaram a surfar nos seus arredores, e quanto este mesmo terreno vale nos dias de hoje.

O fato é que o surf é um agente econômico cada vez mais influente. Principalmente onde as ondas são perfeitas.

Abraço e boas ondas,
Rosaldo Cavalcanti

fonte:Ricosurf.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário